14.11.13

Passo-a-passo carteirinha em tecido, super fácil!


Olá gente querida, espero que esteja tudo bem com vocês, hoje vamos fazer uma carteira de tecido bem simples e fácil.
Bem, vou começar contando um pouco dessa "saga" que foi pra mim conseguir fazer uma carteirinha em tecido.
Eu sempre procurei um passo-a-passo que explicasse o processo todo, quando digo todo é todinho mesmo, mas nunca encontrei, sempre ficava alguma dúvida. Certa vez, perdi a vergonha e fui perguntar para outra artesã como ela fazia... ela simplesmente disse que era segredo e que não podia me contar (acho isso ridículo pois cada artesã tem os seus clientes, o seu público, é inútil pensar em concorrência nos dias atuais), eu confesso que fiquei chateada sabe, mas tudo bem, os dias foram passando... e sempre aparecia alguma carteirinha para perturbar a minha mente e algo lá dentro do meu coração me dizia: "Vai que você consegue..." então decidi ouvir essa "voz interior" e tentei fazer, fiz a primeira usando os retalhos de uma lixeirinha encomendada por uma cliente lá no face, deu certo, não acreditei! Falei, essa é MINHA! Estreei ela hoje no supermercado *-*, fiz a segunda, uma de corujinhas e publiquei no grupo "Eu amo Costurar" no facebook, as meninas curtiram tanto e recebi muitos comentários bacanas, fiz a terceira uma de caveirinha, no final da postagem eu mostro elas pra vcs, então resolvi fazer esse passo-a-passo muito simples e já estava escurecendo, então as fotos não estão lá essas coca-cola mas dá pra entender, qualquer dúvida é só me perguntar contato@costuricesdamoreninha.com

Materiais necessários:
1 corte do tecido principal ( o de passarinhos) medindo 22,5 x 16,5 (já inclusa a margem de 0,5 cm para a costura)
1 corte do tecido para o forro da carteirinha com o mesmo tamanho de 22,5 por 16,5 ( usei o poá lilás)
1 corte da divisória para o dinheiro esse quadriculado maiorzinho medindo 22,5 por 14cm
2 cortes para os bolsinhos medindo 10,5cm x 12,5
Para a abinha com o fechamento no botão de pressão 7cmx5cm
1 pedaço de manta acrílica com o mesmo tamanho do tecido principal e outro pedaço do tamanho da abinha para fechar a carteirinha
Aqui na imagem está assim: o tecido principal da carteira que vai ser de passarinhos, em cima dele os dos cortes de 7cmx5cm para fechar a carteirinha, do lado o poá lilás que vai ser o forro, em baixo do tecido principal o quadriculado lilás que vai ser onde vamos guardar o dim dim e do lado os dois pedacinhos que serão os bolsinhos.

Vamos fazer logo a nossa abinha de fechamento vamos pegar os dois pedaços de tecido de 7cmx5cm e vamos unir direito com direito e a manta logo em baixo, usei um alfinete para prender. Vamos costurar a volta e deixar uma parte aberta para poder desvirar depois. Olhe o esquema abaixo: :)

Ficará assim: *dica importante, para não ficar com o cantinho embolado na hora que desvirar faça dois piques nos cantinhos com a tesoura. Tenha cuidado para não cortar a costura.

Depois de desvirado vamos ajustar bem os cantinhos e ficará assim, depois vamos passar uma costura reta para a aba de fechamento ficar com um acabamento bom.

Agora, vamos pegar o bolsinho onde vai ficar o dimdim, eu fiz duas dobras e alfinetei, não sei como se chama, mas evita que o tecido desfie, passei uma costurinha reta.


O mesmo será feito com os dois bolsinhos, serve para dar um acabamento legal neles.

Agora vamos montar os nossos bolsinhos ^^ pegue o tecido quadriculado de 22,5 por 14 e sobreponha os dois bolsinhos, tá vendo essa parte com os alfinetes? Então eu dobrei ela para dentro do bolso e prendi com alfinete, aí vai ser passada uma costura reta, repita o mesmo processo com o outro lado.

Agora, vamos pegar o tecido, vamos passar uma costura reta em todo a volta bem rente ao tecido só para prender a manta nele, não aconselho fazer o ponto zigue-zague porque pode aparecer, a não ser que coloque viés em volta. Assim como na imagem abaixo. 

Depos de costuradinho, nós vamos pegar o nosso ferrinho e passar o tecido principal, a manta vai ficar mole depois de uns 3~4 minutos vai endurecer, é isso que vai dar firmeza para a nossa carteirinha de tecido.
olhem aqui:

Na próxima imagem eu peguei a parte do forro ( o poá lilás), coloquei a parte que vai ficar o dinheiro com os dois bolsinhos em cima e coloquei a abinha ( ah! só uma coisa essa carteirinha iremos fechar com botão de pressão, mas pra quem não tem, pode colocar velcro, e é nessa hora que pode ser colocado, viu povo? é só pegar a abinha costurar o velcro depois costurar aquela parte mais dura do velcro no tecido principal, pode medir na carteira mesmo)
Vamos sobrepor direito com direito assim, certifique-se de que a abinha esteja centralizada.


Com tudo no seu devido lugar, vamos alfinetar e costurar, eu faço assim começo a costurar da metade de cima, mais ou menos onde está o alfinetinho preto, aí costuro toda a volta, quando estou uns 10cm de fechar eu paro e deixo sem costurar, que depois vamos desvirar a carteira.

A abertura que falei para vcs.
Para ajudar a marcar bem os cantinhos eu uso o cabo desse pincel de pintura, é ótimo porque é redondinho, não aconselho usar nada pontiagudo porque pode rasgar a costura e a peça.

Olha a carteirinha tomando forma.
Agora vamos pegar a abinha verificar o centro e marcar 1 cm depois da costura, vamos fazer um buraquinho para colocar o botão de pressão, amiga Circe veja se você vai conseguir olhando assim.
Eu usei uma agulha bem grossa para fazer esse buraquinho. Veja na imagem abaixo:
Quem tem botão de pressão sabe que existem 3 peças no botão, as matrizes a verdinha encaixa com a parte do botão que tem o buraquinho menor. Veja nas imagens abaixo:



(Aqui vamos encaixar ele na matriz, vai fazer um "creck" aí é só posicionar aquele pino na base do balancim, aquela parte preta que esqueci de mostrar depois de feito isso é só usar a força menina! e colocar o botão)

Lembram do meu agulhão? Rs eu fiz assim, fechei a abinha e marquei onde o botão que já tinha sido colocado ficava pra fechar direirinho, na mesma direção, peguei o agulhão e furei, logo em seguida vc pega de novo aquela parte do botão que tem a pontinha e coloca ele com a pontinha para fora atravessando o tecido principal
Aqui peguei a matriz laranja, que tem a "boquinha" maior e peguei a outra parte do botão que tem a boquinha maior também, é o mesmo processo fixa boquinha com boquinha até fazer "creck" depois coloca na máquina e pressiona para fechar.



Ficará assim:


Depois que ficou tudo prontinho, eu abri a carteirinha e passei uma costura reta fechando aquele espaço da abertura que fizemos para poder desvirar, dá um acabamento legal também.


Aqui é ela aberta, =)



Bem gente, é isso, espero que tenha dado para entender, desculpem qualquer coisa, viu? Lembrando que vc pode colocar enfeite e usar o tecido que vc quiser, desde que combine p/ ficar uma coisa harmoniosa e fofa. Quem quiser compartilhar, fica à vontade, só não esquece de mencionar o meu bloguinho, pois deu um trabalhão fazer esse PAP, que eu dedico especialmente para as meninas do blog Eu amo costurar, peço que quem fizer me mostre!!! Sou curiosa demais, rs e sei que vão sair carteirinhas lindas das mãozinhas abençoadas de vocês! Pode mandar e-mail também para contato@costuricesdamoreninha.com será um prazer ver sua carteirinha, como falei ela é simples e foi elaborada por mim mesma no "olhômetro", errando, acertando, até que saiu uma coisa legal e que agradou vocês. :)
Que Deus abençoe tooodos(as) e lucre muito com ela, o preço varia entre R$15,00 à R$25,00 dependendo do tecido e dos enfeites que quiser colocar, fuxico, feltro, aplicações, etc.
Beijocas! :*

26 comentários:

  1. Parabénsssss, ficou ótimo o pap , obrigada

    ResponderExcluir
  2. Dihhhhhhhh!
    Você tá que tá hein? Parabéns pela iniciativa de repassar!
    Acredito que Deus nos dá muito mais !
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela iniciativa, ficou lindo o pap, bem explicadinho!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Vou tentar fazer a hora que der um tempinho!
    Obrigada!
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Façaa mesmo e me mostre, vou adorar ver! <3
      Um beijo, Cris!

      Excluir
  5. Adorei, super fácil entender seu pap,, Arrasou, no trabalho e na boa vontade em compartilhar, vou tentar fazer, bjos

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo merece ser feliz!
    Gente generosa, dedicada e competente como você, merece além de ser feliz, ter seu caminho iluminado pelas mãos igualmente generosas de Jesus.
    Seja muito feliz, menina Diane!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei emocionada com as suas palavras, obrigada, perdoa pela demora, é que ando um pouco ocupada. Desejo o dobro do que me desejou, que Deus abençoe muito você, se fizer, me mostra tá bom? contato@costuricesdamoreninha.com

      Excluir
  7. Meu Deus, que capricho. Obrigada pelo presentão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso! Obrigada pela visitinha. :) Faça muitas e lucre bastante!

      Excluir
  8. GOSTEI MTO E VOU FAZER.......BRIGADÃO POR SEU CARINHO EM COMPARTILHAR CONOSCO......SUCESSAÇO E MIL BJS

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada meninas! Adorei o carinho de vcs e os comentários, minha maior satisfação é saber que com esse PAP simples estou ajudando vcs. Sejam todas bem vindas. =)

    ResponderExcluir
  10. Uau!!! Muito legal o PAP bem explicadinho e a carteira ficou um charme!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. muito obrigada pela ajuda está muito gira a bolsinha parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, muito obrigada pela visita, Fátima, Um beijo!

      Excluir
  12. Que capricho, obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  13. Agradeço por dividir seu conhecimento conosco. Vou tentar fazee! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá querida!!
    Muito legal o PAP.
    Acho divino quem compartilha seus conhecimentos.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Adoro compartilhar o pouquinho que aprendo navegando na net. Obrigada pela visita! =*

      Excluir
  15. Amo seu blog quantas dicas pra nos que estamos começando! !!! Tudo muito lindo!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Amando as dicas.... tudo lindo e muito fofo!!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá!! Estou encantada com seu blog, tudo lindoooooooo!!! amei de verdade, que Deus te abençõe e te dê infinitamente mais àquilo que tu fazes ao próximo. Acredito muito na lei do retorno, aquilo que tu fazes de bom, retorna pra vc de alguma forma. Bjs!!

    ResponderExcluir
  18. Renata da Fonseca Pereira Covas21 de novembro de 2015 17:59

    Adorei, parabéns, também vivo buscando um PAP legal. Obrigada. Sucesso no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou uma ratinha de pap's rsrsrs, seja muito bem vinda.

      Excluir
  19. Muito obrigada por compartilhar, fiquei feliz queria tanto fazer essa carteira,que trabalho bem feito lindo, parabéns bjos.Amarelinha arte dolls

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, assim que der te respondo, tá? Um beijo. :*

Image Map